As Congregações das Religiosas e dos Religiosos de Sion foram fundadas em meados do século XIX, por dois irmãos judeus convertidos ao catolicismo, Theodoro e Afonso Ratisbonne, para serem na Igreja um sinal expressivo do amor de Deus pelo povo de Israel.

Instituto Theodoro Ratisbonne é a entidade que em nome da Congregação dos Religiosos de Sion mantém o Colégio Sion Arujá

A Congregação foi fundada para ser, na Igreja e no mundo, testemunha da fidelidade de Deus ao seu amor pelo povo judeu e para apressar o cumprimento das promessas referentes aos judeus e aos gentios. (Constituição 2). A Congregação foi fundada para ser, na Igreja e no mundo, testemunha da fidelidade de Deus ao seu amor pelo povo judeu e para apressar o cumprimento das promessas referentes aos judeus e aos gentios. (Constituição 2).​

Theodoro Ratisbonne, nascido em Estrasburgo em 1802, de uma família judia em via de assimilação, recebera uma educação cheia de retidão e de afeição, mas de pouca formação religiosa. Escreve: Não gostava da minha religião nem de todas as outras. De sua confusão brotou um dia esta oração: “Ô Deus, se existes realmente, faze-me conhecer a verdade, e juro que consagrarei a ela minha vida”. O ensino de um jovem professor de Filosofia, Luis Bautain, que hauria sua ciência nas Escrituras, encaminhou aos poucos Teodoro para a descoberta do Deus do Antigo e do Novo Testamento.​

 

​Foi batizado aos 24 anos, no Sábado Santo, 14 de abril de 1827. Durante sua vida, como cristão, depois como padre, encontrou na Palavra de Deus sua inspiração e seu apelo apostólico que se concretizar somente 15 anos mais tarde.​

A 20 de janeiro de 1842, seu irmão mais jovem, Alfonso, recebeu em Roma, numa aparição de Maria, a graça da fé cristã. luz da Palavra de Deus, Teodoro decifrou o sentido do sinal recebido de Maria e, estimulado por seu irmão, fundou, em 1843, a Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion..

A excelente qualificação intelectual, moral e religiosa dos alunos é alcançada por meio de uma metodologia tradicional de ensino aliada a modernos recursos pedagógicos.

As finalidades educativas do Projeto Pedagógico definem as crenças, valores e propósitos da ação pedagógica nas dimensões humana cultural, sociopolítica e ética.

Os professores e funcionários do Colégio Sion Arujá, sob a Direção Geral do Pe. Maycon Custódio, NDS, e a sua equipe pedagógica, sentem-se honrados em preparar os alunos por meio de uma excelente formação acadêmica e de caráter cristão. Os milhares de alunos formados nesses anos são a prova e o resultado desse compromisso.

SEU NOME É “NOSSA SENHORA”

A Congregação nasceu de uma iniciativa de Maria: sua aparição a Afonso Ratisbonne, a 20 de janeiro de 1842, na Igreja de Sant’Andrea della Fratte, em Roma. .

As finalidades educativas do Projeto Pedagógico definem as crenças, valores e propósitos da ação pedagógica nas dimensões humana cultural, sociopolítica e ética.

Os professores e funcionários do Colégio Sion Arujá, sob a Direção Geral do Pe. Maycon Custódio, NDS, e a sua equipe pedagógica, sentem-se honrados em preparar os alunos por meio de uma excelente formação acadêmica e de caráter cristão. Os milhares de alunos formados nesses anos são a prova e o resultado desse compromisso.

SION É

“Sion é o verdadeiro nome de família da Santíssima Virgem.” (Teodoro Ratisbonne). O nome Nossa Senhora de Sion escolhido pelo fundador, indica o sentido que tem, para nós, a pessoa de Maria. Filha de Sion por excelência, Maria viveu plenamente a fé e a esperança de seu povo. Disse sim a Palavra de Deus e se tornou mãe de Jesus, e o acompanhou até a cruz. Estava presente na Igreja que nascia. De posse da plenitude da redenção, ela nos aponta o destino ao qual somos todos chamados. (Constituições art. 9) Nome Bíblico de Jerusalém, Cidade da Paz, símbolo do povo de Israel, a quem Maria pertence. É também a Jerusalém do fim dos tempos, para a qual nós caminhamos, lugar do ajuntamento na unidade de Israel e das nações. “Essa palavra lembra todas as esperanças de nossa vocação.” (Teodoro Ratisbonne).

MISSÃO

O Colégio Sion Arujá tem como missão oferecer uma educação de excelência, fundamentada em valores cristãos, que promova o desenvolvimento acadêmico, humano e espiritual dos alunos, formando pessoas críticas, éticas e conscientes de sua responsabilidade na sociedade.

VISÃO

Buscamos ser referência em educação integral, reconhecido pela qualidade do ensino, pela formação humana sólida e pelo compromisso com a construção de alunos independentes e promissores, conscientes e solidários.

VALORES

O Colégio Sion Arujá fundamenta sua atuação no respeito às diferenças, na ética e na honestidade em todas as relações. Valoriza o comprometimento com o processo educativo, a disciplina e a eficiência como bases para a excelência acadêmica. Incentiva o pensamento crítico, a responsabilidade social e a vivência da cidadania, formando alunos conscientes de seu papel no mundo. Sustentado pela espiritualidade cristã, o colégio promove uma formação integral que une conhecimento, valores humanos e fé.

Congregação de Sion

Theodoro Ratisbonne

Afonso Ratisbonne

Congregação de Nossa Senhora de Sion foi fundada em meados do século XIX por dois irmãos judeus convertidos, Theodoro e Afonso Ratisbonne.

A primeira conversão, a de Theodoro, foi o término de uma longa busca feita em contato com cristãos engajados; a segunda, a de Afonso, foi imediata, como consequência de uma experiência religiosa, no dia 20 de janeiro de 1842.

Esta experiência foi uma visão da Virgem Maria, na Igreja de Sant’ Andrea delle Fratte, em Roma, interpretada, pelos dois irmãos, como “sinal” da vontade de Deus, para desenvolver, na Igreja, uma obra de apostolado junto aos judeus. Ambos foram admitidos ao sacerdócio.

Congregação de Nossa Senhora de Sion é formada por dois ramos: irmãs de Sion e irmãos de Sion e está presente em diversas partes do mundo e, no Brasil, em diversos estados.

 O elemento fundamental da vida dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion é a meditação constante das Escrituras, iluminada pela Tradição judaica e cristã, testemunhando na Igreja e no mundo o amor particular de Jesus Cristo pelo povo de Israel.

SION no Brasil e no Mundo

Durante o século XIX, o modelo educacional francês era exemplo para todo o mundo.

 O governo brasileiro, com a intenção de desenvolver o sistema de ensino e fundar colégios para meninas, investiu na vinda das irmãs francesas da Congregação de Nossa Senhora de Sion para o país.

As primeiras religiosas de Sion chegaram ao Brasil, vindas de Paris, em 09 de Outubro de 1888 e se estabeleceram no Rio de Janeiro.

Fonte: Our Lady of Sion School Reino Unido | https://www.sionschool.org.uk

Depois do Rio de Janeiro, foi a vez de São Paulo receber outra sede do Colégio Sion. No fim do século XIX e na primeira metade do século XX, muitas outras instituições foram fundadas pelo Brasil inteiro. Em sua marioria se mantém como referência em educação de qualidade até hoje.

Colégios Sion no Mundo

Austrália

Our Lady Of Sion College Box Hill
Tel +61 (3)989 09 097

Marist Sion College Warragul
Tel +61 (3)562 35 944

Catholic College Sale Tel
+61 (3)514 42 177

Costa Rica

Colegio Nuestra Señora de Sión Moravia
Tel +506 241 4151

Escuela Nuestra Señora de Sion Puntarenas

Escuela Nuestra Señora de Sión Turrialba
Tel +506 556 0021

O Colégio Sion Arujá é referência em educação, atendendo aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta:
7:00AM – 17:48PM

Sábado e Domingo:
Não há expediente

Mantenha-se atualizado

Periodicamente enviamos comunicados por e-mail com novidades e avisos importantes. Cadastre-se para receber: