Com um ensino de excelência, nosso colégio oferece um currículo sólido e atualizado, que vai além dos conteúdos tradicionais. Nossos alunos desenvolvem habilidades essenciais para o sucesso, como comunicação, colaboração e resolução de problemas.
O Colégio Sion é o lugar perfeito para proporcionar uma educação infantil excepcional ao seu filho.
Aprender inglês é parte fundamental da experiência no Colégio Sion, com aulas diárias e dinâmicas que abrirão portas para um mundo de oportunidades.
Um programa completo que desenvolve habilidades como empatia, autoconhecimento, resolução de conflitos e trabalho em equipe, preparando nossos alunos para uma vida mais equilibrada e feliz.
Nossa filosofia educacional, enraizada na tradição cristã de educação visa formar crianças de maneira integral, cuidando não apenas de seu desenvolvimento acadêmico, mas também de seu crescimento social, cultural e fortalecimento dos valores. As famílias são parceiras nesse processo, sendo acolhidas e ouvidas ativamente.
Nossa equipe é formada por educadores altamente qualificados, comprometidos com o desenvolvimento integral de cada aluno. Com uma paixão genuína pela educação e constante atualização profissional, nossos professores inspiram, motivam e promovem o aprendizado com excelência.
Salas de aula equipadas com tecnologia moderna, laboratórios, biblioteca e um ambiente acolhedor e seguro, onde os alunos podem desenvolver suas habilidades e talentos.
Nosso projeto do integral oferece uma jornada de aprendizado completo, com atividades que vão além da sala de aula, estimulando o desenvolvimento de habilidades artísticas, esportivas e culturais.
Proporcionamos um acompanhamento personalizado para cada aluno, assegurando que suas necessidades sejam atendidas de forma completa. Com foco no desenvolvimento integral, nosso apoio constante permite que cada estudante alcance seu pleno potencial acadêmico e pessoal.
O trabalho pedagógico visa assegurar aos alunos o estudo das diferentes expressões e linguagens em todas as áreas do conhecimento, de modo a atender as características, potencialidades e necessidades específicas dessa fase da criança e/ou adolescente.
Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil, Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação, Resolução CEB n° 2, 1998), temos como eixos das propostas pedagógicas os seguintes princípios: “a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática; c) Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais”.
Desta forma o ensino na Educação infantil visa: a gestão do cotidiano escolar da criança e seu desenvolvimento psíquico, cognitivo e motor, envolvendo um trabalho coletivo de organização dos tempos de realização das atividades, dos espaços internos e externos em que essas atividades acontecem.
Organização e gestão dos materiais disponibilizados e, em especial, de reflexão sobre as maneiras de o professor exercer seu papel para responder às necessidades e interesses das crianças (ouvindo-as, oferecendo-lhes materiais diversos, dando-lhes sugestões e apoio emocional, organizando o ambiente, respondendo a elas de uma determinada maneira ou criando condições para a ocorrência de valiosas interações e brincadeiras envolvendo-as na exploração que fazem do mundo), possibilitando desta forma o desenvolvimento da criança.
Cabe à equipe gestora e seus educadores, participando as famílias, planejar as experiências que serão exploradas no dia a dia em função dos um projetos de Educação construído coletivamente, avaliá-las com regularidade, realizar o registro de todo o processo e refletir sobre ele e ficar sempre atenta ao significado de decisões e ações, de acordo com as necessidades da comunidade escolar.
Temos como proposta as concepções socioconstrutivista e interacionistas da educação, ou seja, favorecer a construção de conhecimento através de situações de aprendizagem significativas, vinculadas às necessidades e interesses do aluno e de sua realidade social.
Nosso trabalho visa desenvolver as habilidades e competências dos educandos, buscando a apreensão dos conteúdos e ampliação do conhecimento, para formação de cidadãos críticos, responsáveis, competitivos e solidários, respeitando as diferenças étnicas, culturais e sociais, tornando-os capazes de interferir e alterar o rumo do seu destino e o da nação.
As Congregações das Religiosas e dos Religiosos de Sion foram fundadas no século XIX, pelos irmãos Theodoro e Afonso Ratisbonne para serem na Igreja um sinal expressivo do amor de Deus pelo povo de Israel.
O Instituto Theodoro Ratisbonne é a entidade que em nome da Congregação dos Religiosos de Sion mantém o Colégio São José Sion Ipiranga.
O Pe. Arnaldo Dante, fundador da Escola Paroquial São José, dedicou grandes esforços ao colégio para que o mesmo evoluísse.
Segunda a Sexta 7:00 AM – 17:48 PM
Sábado e Domingo - Não há expediente
Educação Infantil: 7h30 às 12h / 13h às 17h30
Ensino Fundamental I - Manhã: Segunda, Quarta e Sexta das 7h30 às 12h. / Terça e Quinta das 7h30 às 12h50.
Ensino Fundamental I - Tarde: Segunda e Quarta das 12h10 às 17h30 / Terça, Quinta e Sexta das 13h às 17h30.
Ensino Fundamental II - 6º, 7º, 8º anos: Segunda das 7h às 13h30. / Terça a Sexta das 7h às 12h30.
Ensino Fundamental II - 9º ano: Segunda das 7h às 13h30.
Ensino Médio: Segunda das 7h às 16h. / Quarta das 7h às 16h50. / Terça, Quinta e Sexta das 7h às 13h20.
Período Integral: 7h30 às 17h30. ( Mini Maternal - Educação Infantil) ao 5° Ano (Ensino Fundamental I)
Mini Maternal e Maternal
Crianças de 18 meses até 3 anos completos ou a completar até o dia 31/03/2025.
Infantil I
Crianças com 4 anos completos ou a completar até o dia 31/03/2025.
Infantil II
Crianças com 5 anos completos ou a completar até o dia 31/03/2025.
1º Ano
Crianças com 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano corrente.
Segunda a Sexta:
7:00AM – 17:48PM
Sábado e Domingo:
Não há expediente